blog

Clareamento Dental

 Embora nossos dentes não sejam, por natureza, perfeitamente brancos, as pessoas buscam melhorar seu sorriso com dentes mais brancos. Com o passar do tempo e certos hábitos como: tabaco (fumar ou mascar), beber café, chá ou vinho tinto, e ingerir alimentos pigmentados como frutas vermelhas, nossos dentes vão incorporando pigmentos. Eles também vão amarelando com a idade.

O clareamento dentário é uma técnica que se tornou muito popular nos últimos anos devido a este apelo estético por dentes brancos.
Há diversas formas de remover com segurança tais manchas, deixando o sorriso mais branco e radiante.
O clareamento dental pode ser feito de duas maneiras: no consultório odontológico (laser, led) ou como um tratamento caseiro (moldeiras de silicone) com a supervisão do dentista.

Esse tratamento está indicado para pessoas que tenham dentes amarelados e que queiram melhorar sua aparência. Nem todos os dentes podem ser beneficiados pelo tratamento, pois as causas do escurecimento podem ser diversas.

O clareamento funciona com uma reação de oxidação dos pigmentos do dente. Esse oxigênio vai oxidando os pigmentos amarelados, que são compostos, basicamente, por cadeias carbônicas insaturadas, tornando os pigmentos mais claros, que são compostos por cadeias saturadas com grupos hidroxila (OH), até fazer a quebra desses em gás carbônico e água.

O clareamento de consultório apresenta algumas vantagens, por exemplo, dispensa o uso de moldeiras, o tempo de tratamento é menor, e, em geral, a sensibilidade dentária é menor do que o caseiro, entretanto tem maior custo. Em geral são feitas duas consultas com três aplicações do gel por quinze minutos, mas isso não é uma regra, podendo ser flexibilizado. O tratamento pode ser combinado com as duas técnicas em alguns casos (caseira e consultório).

É frequentemente combinado com outros procedimentos estéticos restauradores como restaurações de resina, facetas e coroas.O clareamento é sempre feito antes, pois é impossível clarear as facetas e as coroas após sua confecção.

Alguns alimentos são proibidos durante o tratamento: pois os dentes ficam mais permeáveis e a chance de absorver os pigmentos de determinados alimentos é maior. Entre os proibidos estão suco de uva, vinho tinto, refrigerantes à base de cola, café, chás e beterraba. Além disso, o cigarro é outro vilão do clareamento, pois a nicotina amarela os dentes.

É preciso tomar muito cuidado com o uso  produtos  para clareamento dental sem a orientação de um profissional. Existem riscos de o paciente ter muita sensibilidade e queimaduras na mucosa oral.