Bruxismo

É um hábito parafuncional que leva o paciente a ranger os dentes durante o sono ou menos frequente, durante o dia (BRIQUISMO). Pode causar desgastes dentais e agir como um dos fatores causais das dores de cabeça e distúrbios da articulação temporo-mandibular. Muitas vezes não é percebido pelo portador; os familiares que geralmente alertam para o problema, no momento em que identificam ruídos durante o sono do paciente, decorrente da atrição. O bruxismo pode atingir qualquer pessoa, não tendo relação direta com a faixa etária.
Os principais sinais e sintomas de bruxismo são: dor e/ou hipertrofia da musculatura da face, desgaste anormal dos dentes causando sensibilidade, língua e bochechas marcadas e quebra de restaurações. Ao acordar, a pessoa também pode relatar travamento da mandíbula e/ou dor de cabeça tensional na região das têmporas.

Em crianças até os 6 anos, é considerado normal, e se faz necessário uma intervenção com placas de mordida de silicone apenas se apresentar desgaste dental excessivo ou mobilidade ou ainda apneia do sono ou/e hiperatividade. Uma terapia de apoio com psicólogos é indicada a partir dos 7 anos. O exame de polissonografia pode ajudar o profissional no diagnóstico da apneia do sono, esta pode estar ocorrendo por obstruções nasais ou alergia. Em alguns casos os pais podem perceber comprometimento do rendimento escolar.

Em adultos, possivelmente, a disfunção está ligada a fatores genéticos, a situações de estresse, tensão, ansiedade, ou a problemas físicos de oclusão ou fechamento inadequado da boca.
Com base no grau dos danos causados a seus dentes e a causa provável, seu dentista poderá sugerir:
- O uso de um dispositivo quando dormir: as placas interoclusais flexíveis de silicone ou as placas rígidas de acrílico, moldadas segundo o formato da arcada dentária do paciente.
- Encontrando meios de relaxamento: a prática regular de atividade física ajuda a controlar o estresse e as crises de ansiedade que podem favorecer o apertar dos dentes;
- Reduzindo a "exposição" de um ou mais dentes para igualar sua mordida: tratamento ortodôntico.
O tratamento deve ser individualizado para cada paciente. Como o bruxismo do sono tem causas variadas, o tratamento também segue na mesma direção.
Geralmente se faz necessário abordagem psicoterápica, odontológica, farmacológica e suas combinações, de acordo com o perfil do paciente.
Aplicações locais de toxina botulínica nos músculos envolvidos têm sido utilizadas em casos de bruxismo do sono que não respondem ao tratamento convencional.