blog

Contenção Ortodôntica

Hoje vou falar um pouco sobre contenção ortodôntica, um assunto que ainda gera dúvidas nos pacientes. Após a fase ativa de tratamento ortodôntico com aparelho fixo, vem a fase passiva de contenção; se trata de uma fase muito importante, fase em que é necessário o acompanhamento de um ortodontista para que o paciente use um aparelho de contenção removível e/ou fixo que irá estabilizar o novo posicionamento dentário.

Antes do tratamento os dentes estão em um estado de equilíbrio entre forças oclusais e musculares. Com a correção dentária, esse equilíbrio é rompido então devemos nos atentar às forças musculares tanto de lábio, bochechas e língua, quanto aos hábitos comportamentais do paciente, assim como respeitar a oclusão (engrenamento dos dentes). Esse encaixe dos dentes, deve respeitar pontos de contato entre os dentes, as corretas guias de desoclusão (quando movimentamos a mandíbula, falando e mastigando, precisamos respeitar o contato entre determinados dentes para guiar esses movimentos).No arco superior, geralmente usamos a placa de Hawley, um aparelho removível, para que seja possível uma correta higienização dos dentes; o meu protocolo de uso é geralmente: seis meses de uso integral (24 hs por dia), removendo-se apenas durantes as refeições e mais seis meses para dormir.

 

placa de hawley

No caso da arcada inferior, meu protocolo de contenção é uma barra lingual que é colada fixa por longo período de tempo ou para sempre, pois essa região tem grande índices de recidiva.Essa contenção é chamada de higiênica, pois permite o uso do fio dental mesmo estando colada.

barra lingual